Nossos serviços durante a COVID-19

Nossos serviços durante a COVID-19

Como organismo de certificação, com nossas equipes auditando em campo, a saúde e a segurança são uma prioridade constante para nós. Nesse contexto da epidemia de COVID-19, acreditamos que é nosso dever mantê-lo informado sobre as medidas que foram implementadas em nossa organização para garantir a certificação e, ao mesmo tempo, continuar a prestar nosso serviço da maneira mais segura possível:

 

O Covid-19 representa uma ameaça as certificações Ecocert?

O bloqueio imposto pela maioria dos governos para reduzir a rápida disseminação do Covid-19 restringe severamente a capacidade dos organismos de certificação de realizar auditorias no local. A auditoria no local é uma parte essencial e muitas vezes obrigatória do processo de certificação, especialmente para produtos orgânicos: permite que nossas equipes verifiquem a precisão e a autenticidade das informações coletadas em campo, permitindo validar a conformidade com as normas.

 

Sob essas condições, como podemos garantir a continuidade da certificação e, portanto, a continuidade das cadeias de suprimentos?

Felizmente, para lidar com a crise excepcional que estamos enfrentando, muitos detentores de normas adotaram medidas para facilitar temporariamente os processos de certificação. Entre essas medidas, a chamada auditoria “remota” permite que o auditor, utilizando meios tecnológicos à sua disposição (em particular, videoconferência), realize uma série de verificações documentais rigorosas para manter ou suspender o certificado. Essa medida temporária compensa a impossibilidade de auditoria no local, garantindo assim a continuidade da certificação no atual contexto de crise.

 

Mas, na ausência de verificação “no local”, podemos considerar que as certificações assim mantidas são confiáveis?

Como a maioria dos organismos de acreditação especificou nas medidas especiais anunciadas, cabe aos organismos de certificação encontrar os meios de verificação necessários para manter os certificados. A Ecocert, especialista em avaliação e promoção de boas práticas sociais e ecológicas, sempre considerou as auditorias de campo como uma ferramenta insubstituível, indissociável da certificação de alta qualidade. Com o uso de meios de auditoria remota, o organismo de certificação concorda em adaptar os termos de sua avaliação e fornecer um nível de garantia ajustado, adaptado a esta crise excepcional. O desafio para os organismos de certificação é, portanto, contar com a análise de risco usual para identificar os casos em que a certificação pode ser mantida com base em uma auditoria remota. Assim que a situação permitir, será implementado um plano de auditoria de campo ajustado para cobrir os possíveis riscos identificados durante a auditoria remota.

 

É provável que a crise atual mude as práticas de auditoria?

As práticas de auditoria estão em constante evolução para se adaptar às práticas de produção, processamento e marketing. O grande progresso tecnológico está fornecendo aos organismos de certificação ferramentas poderosas que aprimoram a relevância de suas análises de risco e aumentam seu nível de supervisão. Ao combinar de forma inteligente os meios à sua disposição, os organismos de certificação fornecerão ao longo do tempo garantias cada vez mais confiáveis: não uma certificação congelada no tempo, mas uma certificação “em tempo real”.

 

O Covid-19 fará com que as auditorias no local desapareçam?

Na Ecocert, estamos convencidos de que a auditoria no local é o método principal para garantir a certificação de qualidade. Além disso, estar no campo é uma garantia incomparável de credibilidade aos olhos dos consumidores e contribuiu em grande parte para o sucesso da agricultura orgânica.

 

O Covid-19 é uma ameaça para as certificações Ecocert?

Além da qualidade das informações observadas, coletadas e verificadas em campo, elas são também uma maneira de manter um elo humano poderoso entre os organismos de certificação e as empresas que certificam. Eles garantem uma melhor compreensão e um conhecimento profundo do ambiente de produção, as organizações e as mulheres e homens que fazem parte desse ativo valioso, um link exclusivo entre certificador e certificado.

 

Quando os auditores da Ecocert estarão de volta em campo?

O mais breve possível!

Com as condições de segurança permitidas, a Ecocert procurará garantir que seus auditores retornem para conhecer cada produtor, cada empresa que certificamos, em qualquer lugar do mundo. Estamos orgulhosos de trabalhar junto com nossos clientes várias vezes ao ano e devemos a eles esta cortesia: reconhecer no local, seu compromisso de fornecer produtos saudáveis ​​cada vez mais respeitosos com o meio ambiente!

Publicado em
Categorias:
Uncategorized
Veja também:
Nenhum comentário

Comentar

Top