Ecocert participa da Semana Internacional do Café com estande virtual

Ecocert participa da Semana Internacional do Café com estande virtual

Ecocert participa da Semana Internacional do Café com estande virtual

A Ecocert Brasil, maior certificadora de orgânicos do país, marcará presença na Semana Internacional do Café, que acontece de forma 100% virtual e gratuita entre os dias 18 e 20 de novembro. A Semana Internacional do Café é considerada o maior encontro de café do Brasil e um dos cinco maiores do mundo, chegando a movimentar mais de R$ 50 milhões em negócios iniciados. 

Neste ano, o evento espera reunir 23 mil visitantes para palestras, painéis, cursos e visitas nos 220 estandes online – um deles liderado pela Ecocert, que vai evidenciar principalmente o selo Fair for Life (Comércio Justo) para produção de café orgânico. 

O café é hoje um dos principais produtos com a certificação Rainforest Alliance e considerada uma das principais avalistas para o produtor que deseja ingressar em novos mercados no mundo. Porém, o setor tem várias certificações, como o Fair For Life (comércio justo) e o C.A.F.E. Practices – também emitidos pela Ecocert.

A temática da produção sustentável será, inclusive, um dos pontos de destaque da programação da Semana Internacional do Café 2020, por meio da entrega do “Prêmio de Qualidade Sustentável Nespresso”. 

A ação premia cafeicultores com bônus em reconhecimento pelo fornecimento de grãos de qualidade premium e pela adoção de práticas sustentáveis no cultivo do café. 

Outros temas de relevância serão os cenários macroeconômicos nacionais e mundiais com foco no agronegócio para o setor cafeeiro e o mercado futuro e de exportação. Considerando os impactos da oferta e demanda do produto pós-pandemia, a projeção é de que o consumo mundial de café cresça 1,4% entre o biênio 2020-2021.

Dentre os palestrantes confirmados estão nomes importantes da economia: Ricardo Amorim, já eleito uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela Revista Forbes; o empresário João Appolinário (Polishop); Bill Murray, presidente da National Coffee Association (EUA); e Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil. 

 

Selo Fair for Life

Atualmente um dos mais reconhecidos selos de Comércio Justo (Fair Trade), a certificação Fair for Life – que será destacada pela Ecocert em seu estande – promove mais que o desenvolvimento sustentável, gera uma competição justa entre os produtores de café orgânico certificados e estimula a prática de preços justos. 

Além disso, conecta produtores responsáveis com consumidores atentos à sustentabilidade e concede o prêmio de Comércio Justo, bônus de incentivo para promover melhorias econômicas, sociais e ambientais.

O selo de certificação no rótulo do café orgânico, como o da Ecocert, também comprova ao consumidor que a produção certificada respeita o meio ambiente, combate ao trabalho infantil, promove a inclusão social e trata os colaboradores sem discriminação. O selo sinaliza ainda que o produtor, a processadora de alimentos e a indústria que obtêm o selo contribuem para o bem-estar da comunidade e oferecem condições justas de trabalho.

Para saber mais sobre o Fair for Life, acesse o nosso guia gratuitamente.

 

Publicado em
Categorias:
Certificações
Nenhum comentário

Comentar

Top