Dia do meio ambiente: Ecocert adere ao Pacto Global da ONU

Dia do meio ambiente: Ecocert adere ao Pacto Global da ONU

Dia do meio ambiente: Ecocert adere ao Pacto Global da ONU

Há 20 anos, o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, criou o Pacto Global da ONU com o objetivo de chamar as empresas para alinharem suas estratégias e operações aos dez princípios universais. Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Ecocert anuncia que, agora, é uma das instituições participantes desta que é a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo.

Assim como a Ecocert, existem outros 13 mil membros em 160 países que também integram o Pacto Global da ONU. As atividades são voltadas a desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade nas áreas do meio ambiente, direitos humanos, trabalho e anticorrupção. A formalização da Ecocert como membro do Pacto ratifica a responsabilidade social corporativa de acordo com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas).

Mais do que desenvolver uma atividade comercial de certificação de produtos orgânicos, é necessário utilizar a experiência de vários anos – auditando e conhecendo as diferentes regiões e práticas agrícolas de diversas partes do mundo – para também colaborar na preservação do meio ambiente. 

Além de um organismo de inspeção e certificação, a Ecocert realiza práticas de compensação de carbono, por exemplo, em todas as mais de cinco mil auditorias realizadas anualmente ao redor do mundo, assim como na construção da sede em Toulouse, na França. O projeto é um dos poucos geradores de energia limpa do país europeu, portanto, não basta apenas falar o que é preciso fazer, mas ser um movimento que faz parte da mudança. 

Por isso, fazer parte das empresas que compõem o Pacto Global da ONU reforça o compromisso perante o mercado de orgânicos ao lado dos principais atores que respeitam e promovem estas dez convicções.

 

Meio ambiente é um dos princípios 

As empresas que fazem parte do Pacto Global da ONU se comprometem a seguir os dez princípios no dia a dia de cada organização, que estão divididos em quatro grandes grupos. Veja quais são:

 

  • Direitos Humanos

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

 

  • Trabalho

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

Eliminar  todas as formas de trabalho forçado ou compulsório. 

Abolir efetivamente o trabalho infantil.

Eliminar a discriminação no emprego.

 

  • Meio ambiente

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

 

  • Anticorrupção

As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

O grande esforço da Ecocert, nestes quase 30 anos de trabalho, é viabilizar processos de produção que respeitem o meio ambiente, garantindo o uso responsável da energia disponível e dos recursos naturais (água, ar, fertilidade do solo). A implementação de práticas sustentáveis por meio de treinamentos e auditorias, até chegar na certificação, visa a qualidade e a segurança do produto. Todos esses são elementos essenciais para assegurar que os recursos continuem existindo para o uso das próximas gerações. 

Com a confiança dos produtores e consumidores, a Ecocert ganhou confiança e se tornou uma referência na certificação orgânica no mundo e já ampliou os esforços para outros setores. Entre eles estão os regulamentos para certificação de produtos sustentáveis, como Comércio Justo (FFL), Cosméticos (COSMOS), Papel e Madeira (FSC), Agricultura sustentável (GLOBAL GAP & Rainforest Alliance), entre outros.

Para conhecer mais sobre o processo de certificação, baixe o guia prático da Ecocert

 

Publicado em
Categorias:
Ecocert
Nenhum comentário

Comentar

Top