Balanço Ecocert: mercado de orgânicos 2020

Balanço Ecocert: mercado de orgânicos 2020

Balanço Ecocert: mercado de orgânicos 2020

O ano de 2020 foi de muitas dificuldades para trabalhadores e empresas em todo o mundo. A pandemia da Covid-19 parou negócios, deixou a população em casa por meses, impediu contatos próximos e forçou a adaptação a uma nova realidade de distanciamento social e foco em ações digitais. Apesar disso, numa retrospectiva, a Ecocert faz um balanço positivo do mercado de orgânicos 2020 e da atuação no segmento. 

Neste ano, o consumo de alimentos orgânicos aumentou, segundo pesquisa realizada pela Organis. O estudo mostrou que metade dos consumidores ingerem produtos orgânicos todos os dias. Os números positivos do mercado de orgânicos 2020 também foram sentidos pela Ecocert: conquistamos mais de 100 novos clientes, alcançando a marca de 1,1 mil certificados emitidos. 

Ao longo de 2020 realizamos mais de 300 auditorias, somando presenciais e remotas (modalidade adotada durante as fases mais severas do distanciamento social). Atualmente, a Ecocert contabiliza mais de 1,5 mil produtores e centenas de empresas atendidas.  

 

Presença em eventos do setor

Com a impossibilidade de realização de eventos presenciais, o mercado de orgânicos 2020 se adaptou, migrando para as plataformas digitais, e a Ecocert marcou presença. Participamos como expositores da Bio Brazil Fair – Biofach América Latina, maior feira do mercado sul-americano. No estande virtual da Ecocert, os visitantes puderam conhecer melhor os processos de certificação. 

A Ecocert participou também como expositora da Semana Internacional do Café, o maior encontro de café do Brasil e um dos cinco maiores do mundo. Neste evento o foco foi o selo Fair for Life (Comércio Justo) para produção de café orgânico.  

Ainda falando sobre eventos online, participamos do Summit online – Cosméticos orgânicos, naturais e veganos, promovido pelo Instituto de Cosmetologia Educacional, palestrando sobre o tema “Como certificar meu produto com o selo COSMOS”. A palestrante foi Vanessa Vitoriano, farmacêutica-bioquímica e doutora, que atua na área de certificação de produtos cosméticos naturais e orgânicos há cinco anos. 

Nesta mesma linha, a gerente comercial da Ecocert Brasil, Priscila Hauffe, também falou sobre os cosméticos e certificações, desta vez, ao lado da Beraca Ingredientes Naturais – que tem a certificação orgânica COSMOS. 

 

Divulgando o mercado de orgânicos

Em 2020, a Ecocert realizou o webinar “Abra as portas para o seu negócio com o Comércio Justo”, explicando o que é comércio justo, mostrando o que é e quais são os pontos principais do Programa Fair For Life – FFL (que engloba certificação de Comércio Justo e cadeias de suprimento responsável). 

Numa parceria com a Organis, trabalhamos na co-produção do e-book O que é produto orgânico. O material visa divulgar e promover o universo da produção orgânica e sustentável no Brasil. 

 

Expandindo horizontes

Também entre as realizações de 2020, a Ecocert se uniu a outros 13 mil membros em 160 países na participação no Pacto Global da ONU. Com isso, ratificamos nossa responsabilidade social corporativa de acordo com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) e reforçamos nosso compromisso perante o mercado de orgânicos.

 

Expectativas para 2021 

Com o mercado de orgânicos 2020 fortalecido, apesar da pandemia da Covid-19, as projeções para 2021 são ainda melhores e já estamos trabalhando para isso. A Ecocert vem firmando parcerias com empresas de dentro e de fora do setor de orgânicos, para agregar e diferenciar seus serviços.

Estamos também montando um grupo de trabalho para melhorias de processo, com o objetivo principal de diminuir a burocracia e deixar o trabalho de certificação mais rápido e intuitivo. 

Com esse balanço, fechamos o ano com muita esperança e desejando a todos, especialmente aos nossos clientes, colaboradores e fornecedores, um ótimo final de 2020 e um 2021 com muita positividade e fé no coração. 

 

Publicado em
Categorias:
Certificações, Ecocert
Nenhum comentário

Comentar

dois × 5 =

Top