5 motivos para buscar um selo de certificação sustentável para seu produto

5 motivos para buscar um selo de certificação sustentável para seu produto

Imagine que o proprietário de uma empresa está falando sobre seu produto ou serviço. O objetivo de qualquer companhia é vender, sendo assim, certamente ele falará bem do que faz. 

Agora imagine que alguém de fora da empresa, que não tem interesse associado à marca, fala bem desse mesmo produto. Qual fala terá mais credibilidade? Essa é a lógica para buscar um selo de certificação sustentável. 

No mercado consumidor, especialmente nos últimos anos, quando as pessoas estão cada vez mais conectadas, a opinião e as avaliações de pessoas externas à marca contam cada vez mais. 

Nesse contexto, surgem empresas certificadoras, que realizam análises isentas e criteriosas para garantir que as produções estão de acordo com as melhores práticas em seu setor. 

As certificações podem verificar procedimentos em várias áreas e um dos temas que vem ganhando relevância ano a ano são os selos de certificação sustentável

E para além da questão de reputação da marca, os selos de certificação sustentável contribuem também para adaptar procedimentos que sejam mais interessantes financeiramente para a empresa. 

Confira cinco motivos para buscar um selo de certificação sustentável:

 

1. Sua marca se diferencia das demais

O selo de certificação é uma forma de investir em diferenciais em relação aos concorrentes. A conquista do selo pode ser utilizada na comunicação da empresa para provar o interesse e as ações da empresa na preocupação com questões ambientais. 

 

2. Os consumidores se identificam com sua marca

O mercado consumidor está cada vez mais atento às necessidades do planeta e que exige que as marcas se posicionem em relação ao tema. Na era do chamado marketing 4.0, as pessoas tendem a consumir de empresas que compartilham dos mesmos valores que os seus. Sendo assim, consumidores preocupados com questões ambientais darão preferência a quem tem selo de certificação. 

A pandemia da Covid -19 reforçou ainda mais essa realidade. Uma pesquisa realizada pela Organis revelou aumento no consumo de orgânicos durante 2020. De acordo com o estudo, metade dos entrevistados consome tanto orgânicos in natura quanto industrializados.

 

3. Mais economia na produção

Os selos de certificação trazem para dentro das empresas processos que são mais sustentáveis no longo prazo. A sustentabilidade não está associada somente à não agressão ao meio ambiente, mas também às condições de perpetuação do negócio pensando do ponto de vista financeiro.

A economia em processos sustentáveis está associada à redução de desperdício e à otimização de recursos. Lembrando que o mercado de orgânicos está em franca expansão, fica evidente entender como a certificação ajuda a empresa a ter saúde financeira. 

 

4. Facilidade de crédito

Muitas instituições financeiras possuem linhas de crédito exclusivas ou que favoreçam empresas com projetos sustentáveis. São as chamadas linhas de crédito verde. O selo de certificação é uma forma de comprovar, junto a essas instituições, que sua empresa está alinhada a questões ambientais.  

Com isso é possível investir com mais facilidade em sua empresa em ações como implantação de novos processos, ampliação da produção, modernização ou reforma.

 

5. Credibilidade no mercado

Como citamos no início do texto, a credibilidade da empresa ganha muitos pontos com um selo de certificação. Ele é a garantia de que a empresa realmente está preocupada com o meio ambiente e que isso não está apenas no discurso. 

Esse posicionamento, exigido por muitos consumidores, também está ganhando adeptos no mundo dos negócios. Em 2005 a BM&F Bovespa (atual B3) criou o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), listando empresas de capital aberto na bolsa de valores e que têm políticas sustentáveis concretas.

E para facilitar para os gestores de empresas, que querem conquistar um selo de certificação sustentável e desfrutar de todos os benefícios que ele traz para a marca, criamos um Guia de Selos de Sustentabilidade. Você pode baixá-lo gratuitamente

 

Publicado em
Categorias:
Certificações
Nenhum comentário

Comentar

15 + 8 =

Top